sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Câmara tem maior índice de transparência desde o início da avaliação pelo Observatório Cidadão de Piracicaba

 A Câmara Municipal de Piracicaba atingiu seu maior índice no quesito transparência desde o inicio da avaliação, em 2012: 75%. A boa notícia está no último boletim do Observatório Cidadão de Piracicaba e que pode ser acessado aqui.

O resultado foi comemorado pelas instituições que integram o coletivo, que viram na melhoria uma resposta às demandas da sociedade para o aumento da transparência do legislativo.

Dos 20 indicadores avaliados, 15 foram integralmente atendidos pela Câmara (75%),  dois   deles ( ou 10%) foram parcialmente contemplados e  outros três (15%) não foram contemplados. A relação do patrimônio da Câmara, a divulgação dos votos dos vereadores e das despesas da Casa em tempo real, deixou a desejar. Não atenderam nem parcialmente aos quesitos de transparência. Aos resultados gerais positivos, somam-se ainda os do Serviço de Informação ao Cidadão que teve 100% de respostas às dúvidas atendidas, todas dentro do prazo legal.

Para o Prof. Josué Adam Lazier, secretário da Oscip Pira 21, “o avanço às diretrizes de Transparência Pública no legislativo também atende a 2ª meta da Dimensão Política da Agenda 21 de Piracicaba, que propõe que o portal de transparência disponibilize  informações de interesse público de forma organizada com dados acessíveis à população, para facilitar o acesso do cidadão às atividades e ações desenvolvidas pela Casa de Leis”.

Sobre o Observatório Cidadão de Piracicaba

O Observatório Cidadão é uma iniciativa conjunta da OAB-8ª Subseção de Piracicaba, Pira21, Florespi, Imaflora, Casvi, Pasca e UNESP. O Observatório tem como objetivo instrumentalizar a sociedade para melhor compreensão e participação nos processos decisórios locais e contribuir com o monitoramento, avaliação e aprimoramento das políticas públicas do município. Saiba mais em: www.observatoriopiracicaba.org.br.

Sobre o Pira 21

A Oscip Pira 21 – Piracicaba Realizando o Futuro é uma organização com quinze anos de atuação, sem fins lucrativos, voltada a organizar, impulsionar e monitorar a Agenda 21 de Piracicaba, um documento fundamental para promover o diálogo e a inclusão da sociedade civil num processo participativo e estratégico que busca a construção do desenvolvimento local justo e sustentável, diante da reformulação das políticas públicas para a mudança da realidade do município. Saiba mais em: www.pira21.org.br

Sobre o IMAFLORA

O Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agropecuário. Com atuação nacional e participação em fóruns internacionais, foi fundado em 1995 e tem sede em Piracicaba, interior de São Paulo. O Imaflora atua no município por meio do projeto Piracicaba Sustentável. O Piracicaba Sustentável busca fortalecer e capacitar a sociedade, para que possa participar das políticas públicas locais.  

Saiba mais em www.imaflora.org

Informações para a imprensa:

Fátima Nunes – MTb 13.100
(11) 3037.7034/(11)9.8274.5553
fatima@imaflora.org



Nenhum comentário:

Postar um comentário